Intercultural

Maricá inaugura escola integral e bilíngue para 5 mil alunos

Nova unidade da rede municipal vai ensinar o idioma chinês

O CEPT ocupa uma área de mais de 24 mil metros quadrados
O CEPT ocupa uma área de mais de 24 mil metros quadrados |  Foto: Péricles Cutrim
 

Numa área de mais de 24 mil metros quadrados na Avenida Jardel Filho, em Itaipuaçu, a Prefeitura de Maricá inaugurou, na manhã desta terça-feira (13), a maior escola em tempo integral do Brasil. O Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola tem capacidade para 5 mil alunos do ensino fundamental.

Segundo o governo municipal, o CEPT integra ainda o programa Interfronteiras, projeto intercultural em parceria com a China, que irá proporcionar aprendizado na cultura, história e no idioma, o mandarim, além do de ensino voltado para a área de tecnologia e letramento matemático. 

Prefeito Fabiano Horta destacou a importância do investimento na educação pública
Prefeito Fabiano Horta destacou a importância do investimento na educação pública |  Foto: Péricles Cutrim
 

“Isso aqui é uma concepção de escola de uma cidade que visa igualdade a todos, no qual o filho do pobre e o filho do rico convivam como iguais”, descreveu o prefeito Fabiano Horta.

Neste primeiro momento, o campus receberá a migração dos 2,2 mil alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira dos anos iniciais do ensino fundamental um até os anos finais do ensino fundamental dois. Para o ano que vem, a previsão é que cerca de duas mil vagas sejam abertas no campus dando preferência aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 

Ao todo, a unidade inovadora tem 81 salas de aula, sendo 20 equipadas com telas interativas no campus. O espaço conta ainda com amplas áreas de lazer e esportes, laboratórios de ciências naturais, robótica, matemática, idiomas, artes, dança, cozinha gourmet, refeitório, biblioteca, minicinema, auditório, observatório e planetário para oferecer aos estudantes o que há de mais inovador na cultura global. 

A secretária municipal de Educação Adriana Costa compartilhou a alegria de ter na unidade educação aliada à tecnologia.

“Quem vai ocupar esse espaço são os seres mais especiais que nós temos: as crianças e os adolescentes. A escola foi feita para ter uma educação de forma integral cada vez mais equitativa e de qualidade”, disse a secretária. 

Várias autoridades públicas participaram da inauguração, entre elas o deputado federal e ex-prefeito da cidade, Washington Quaquá (PT). "Isso aqui é um sonho", disse  o parlamentar. 

O ex-prefeito e deputado federal Washington Quauá participou da solenidade
O ex-prefeito e deputado federal Washington Quauá participou da solenidade |  Foto: Péricles Cutrim
 
< Castro encontra Lula para regionalizar hospital e desafogar Inca Katiuscia Canoro conta ter ficado com Paulo Gustavo: 'Foi doido' <